[GUIA BÁSICO] Marketing digital para e-commerce: 5 ações indispensáveis

O marketing para e-commerce funciona como um conjunto de estratégias que tem como objetivo atrair e converter usuários em clientes, dentro de uma loja virtual.

Ao iniciar um negócio digital é necessário que você cuide do estoque de mercadorias, atenda bem os seus clientes, se relacione com eles e crie estratégias que consigam impulsionar suas vendas.

Uma vez que o e-commerce está dentro do ambiente digital, é natural que as principais ações de marketing também sejam virtuais. 

Diante disso, o objetivo deste artigo é apresentar a você um guia sobre o que é marketing para e-commerce, quais as principais características e estratégias. Curtiu? Então continue lendo!

Táticas de marketing para o e-commerce

Agora sim, listamos algumas estratégias de marketing para e-commerce que podem ajudá-lo a aumentar a conscientização do mercado sobre seu produto, aumentar as vendas e gerar leads para futuros clientes.

Crie um e-commerce com a identidade visual da marca

Crie um site com uma proposta de valor clara e um texto atraente que explique por que as pessoas devem comprar de você em vez de comprar de outro varejista. 

Você deseja garantir que os clientes em potencial entendam o que torna sua empresa diferente de todas as outras que vendem itens semelhantes a preços semelhantes (se houver). 

Abuse das redes sociais

Por mais que não possua grandes verbas para investir em tráfego pago por exemplo, mesmo que de forma orgânica, é importante estar sempre presente nas redes sociais, principalmente no Instagram que na atualidade é uma das principais ferramentas de marketing para e-commerce.

Anúncios pagos

Os anúncios pagos são uma das principais fontes de tráfego para e-commerces e páginas de produtos. 

Eles permitem que você segmente a audiência que irá receber sua mensagem e alcance que faz parte das personas da loja. 

Além disso, também é possível trazer de volta usuários que acessaram as páginas de produto, mas não concluíram um pedido, por meio do remarketing, ampliando a taxa de conversão. 

Entre as plataformas de anúncios mais importantes do marketing para e-commerce estão:

  • Facebook Ads, 
  • Instagram Ads, 
  • Youtube Ads, 
  • Google Display e Search, 
  • Google Shopping.

Inclua cada uma em sua estratégia e fale uma projeção de investimento. Acompanhe os resultados e entenda quais oferecem melhores números para sua empresa. 

O acompanhamento de indicadores também é indispensável dentro do marketing para e-commerce.

SEO para e-commerce

O SEO é um conjunto de boas práticas que tem como objetivo contribuir para que uma página seja melhor posicionada no Google em uma pesquisa relacionada. 

Logo, quando um cliente pesquisa sobre “ventilados de teto”, o SEO contribui para que uma loja que venda o produto seja melhor posicionada nos resultados organizados para essa pesquisa. 

Por ser uma estratégia de posicionamento orgânico é mais barata do que os anúncios pagos, entretanto, traz resultados a médio e longo prazo. 

É importante destacar que SEO e anúncios pagos podem ser realizados ao mesmo tempo, sem que você precise escolher uma ou outra. 

Para entender como usar o SEO no marketing para e-commerce, assista ao vídeo abaixo. 

E-mail marketing

Por último, mas não menos importantes, o e-mail marketing tem o poder de manter o relacionamento entre a sua loja e os clientes que já compraram ou se interessaram, em algum nível, por seus produtos e por sua marca. 

Crie uma boa estratégia de e-mail, segmente seus leads e estreite sua relação com eles. 

Compartilhe conteúdos relevantes, promoções, ofertas exclusivas e mais. 

Lembre-se de manter a personalização na comunicação e evite e-mails em massa. 

Em suma, entre as principais estratégias de marketing para e-commerce inclua:

  1. Crie um e-commerce com a identidade visual da marca
  2. Abuse das redes sociais
  3. Anúncios pagos
  4. SEO para e-commerce
  5. E-mail marketing

O marketing para e-commerce é essencial para as vendas online

O marketing digital para e-commerce é essencial para as vendas online, sendo fundamental para ajudar a empresa a atingir seus objetivos. 

O marketing digital pode ser considerado um diferencial, pois também alguns produtos ou serviços são fáceis de encontrar nos sites de busca, mas outros podem exigir mais tempo e esforço do consumidor.

O marketing digital cria valor para os clientes e contribui para que você atraia, converta e fidelize esses compradores.  

A chave para o marketing de e-commerce é garantir que seu público-alvo conheça sua loja e seus produtos. 

Como vimos ao longo deste artigo, isso pode ser feito por meio de mídias sociais, campanhas de e-mail e muito mais. 

À medida que você expande seus negócios, há muitas estratégias diferentes que podem ajudá-lo a alcançar clientes de novas maneiras.

Com essa lista de ações em mãos você tem o que precisa para aumentar os resultados da sua loja virtual. Lembre-se, interpretado, de estar sempre atento a sua concorrência e garanta a melhor experiência para os consumidores que iniciarem uma relação com a sua empresa.

Tudo isso fará com que você se mantenha competitivo no mercado, mesmo os mais competitivos.

Este artigo foi escrito pela Apps Ecommerce, desenvolvedora de aplicativos para Shopify como Parcelamento Installments, Boleto Recovery e Shoplinks. 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

3 × dois =