Como os exercícios impactam a sua saúde

Existe agora um grande volume de pesquisas que apoiam os benefícios de ser ativo se exercitando, se possível, diariamente. A Organização Mundial da Saúde recomenda 150 minutos por semana de atividade física moderada e 75 minutos de atividade física vigorosa e intensa para adultos. Para crianças, o exercício de intensidade moderada a vigorosa durante pelo menos 60 minutos por dia é ideal.

O corpo humano, como qualquer máquina robusta, precisa manter cada uma de suas estruturas e componentes em condições ideais e superiores.

A relação entre atividade física e saúde mental é estreita, permanente e interdependente; a saúde deve ser entendida como uma só.

A nível neurobiológico, a atividade física está relacionada à produção de neurotransmissores associados à sensação de prazer e bem-estar. Por esta razão, o exercício é essencial para alcançar uma ótima qualidade de vida de todas as perspectivas.

O mais importante a ter em mente é que os benefícios do exercício podem ser experimentados em qualquer idade, independentemente das habilidades motoras, altura, peso ou raça de uma pessoa. O esporte é algo que deveria estar disponível a todos.

O exercício aumenta a felicidade, impacta os processos cognitivos e a saúde mental

Ele produz mudanças nas partes do cérebro que regulam o estresse e a ansiedade. Também pode aumentar a sensibilidade do cérebro aos hormônios serotonina e norepinefrina, que aliviam os sentimentos de depressão e evitam uma possível reposição hormonal masculina. Independentemente da intensidade do treino, ele pode beneficiar seu humor.

O impacto do exercício no desempenho acadêmico dos jovens também tem sido demonstrado. Em um estudo de 2019 com 1.452 alunos com idade média de 13 anos, entre os que passaram e reprovaram na Educação Física, foi encontrada uma relação significativa entre as variáveis de aproveitamento escolar e de exercício.

A atividade física fortalece seus músculos e os ossos

Manter seus ossos, articulações e músculos saudáveis à medida que você envelhece pode ser alcançado através de atividade física regular. O exercício aeróbico cardiovascular e o exercício de fortalecimento muscular a um nível moderado/intensivo podem retardar a perda da densidade óssea que ocorre com a idade.

Além disso, ajudará a prevenir quedas e lesões por quedas, pois você pode manter uma postura adequada para o movimento e, portanto, uma melhor estabilidade no corpo.

Atividades como o levantamento de peso podem estimular o desenvolvimento muscular quando você faz uma dieta balanceada com ingestão adequada de proteínas.

O exercício ajuda a liberar hormônios que promovem a capacidade dos músculos de absorver aminoácidos, fazendo com que, com uma nutrição adequada, cresçam mais fortes e não percam massa muscular com a idade.

Assim também com ossos, pois estudos de homens e mulheres adultos que treinaram com pesos mostraram aumentos na densidade mineral óssea, força óssea e tamanho do osso.

O exercício reduz o risco de doenças crônicas

Na prevenção, o exercício é o melhor aliado. Isso porque foi demonstrado, por exemplo, que estar acima do peso aumenta duas vezes a chance de desenvolver morbidade cardiometabólica, e a obesidade aumenta de quatro a dez vezes o risco de se desenvolver patologias crônicas em comparação com ter um peso saudável.

O exercício, combinado com uma nutrição saudável, nos ajuda a manter um peso equilibrado. Também ajuda a retardar ou prevenir o diabetes tipo 2, bem como melhorar o estado de saúde das pessoas com diabetes tipo 1. Do mesmo modo, iniciar atividade física agora previne que o homem seja obrigado a frequentemente comprar viagra na velhice.

Além disso, a atividade física regular pode ajudar a reduzir o risco de vários tipos de câncer. Esses incluem cânceres de mama, colorretal, endometrial, vesícula biliar, renal, pulmonar, hepático, ovariano, pancreático, de próstata, da tireóide, gástrico e de esôfago.

Exercitar-se pode aumentar seus níveis de energia

Se produtividade e sentimento ativo ao longo do dia é o seu forte, o exercício pode lhe dar energia extra para atingir seus objetivos diários. Um estudo descobriu que após seis semanas de exercício regular, a sensação de cansaço foi reduzida em 36 pessoas que estavam constantemente fatigadas.

À medida que você se move mais, seu coração bombeia mais sangue, tornando mais oxigênio disponível para seu corpo. Com exercícios regulares, seu coração se torna mais eficiente no transporte de oxigênio no sangue, tornando seu corpo mais produtivo.

Reduzindo os riscos de mortalidade

Em um estudo recente, adultos de meia idade e mais velhos podem obter benefícios substanciais de longevidade tornando-se mais ativos fisicamente, independentemente dos níveis de atividade física anteriores e dos fatores de risco associados.

Isso demonstra que o exercício físico atinge impactos consideráveis na saúde se as pessoas se envolverem em pelo menos a atividade física mínima recomendada durante a meia-idade e a velhice.

Estes são apenas alguns dos muitos benefícios cientificamente comprovados que continuam a ser estudados hoje. O que é muito claro é que a atividade física é sem dúvida um aliado muito importante para mantê-lo saudável. Lembre-se de que antes de iniciar qualquer atividade física, você deve consultar um médico. Ele ou ela o orientará sobre como começar e como usufruir de seus benefícios.

Não espere mais para experimentar todos os benefícios de ser mais ativo: desfrute de uma prática esportiva que, além de torná-lo mais feliz, sem dúvida lhe proporcionará maior saúde e bem estar.

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