Especialista fala sobre atualização do Google Maps

Novo recurso compartilha localização e notifica quando a pessoa chega ou sai de um lugar

Recentemente o Google Maps ganhou 03 funções muito úteis para o seu dia a dia. Entre as funções estão as novidades que chegam globalmente na versão para Desktop e também nos aplicativos para celulares iPhone (iOS) e Android que tenham a tecnologia 3D nos mapas.

Os recursos foram pensados principalmente para passeios, mas podem ser muito úteis durante o ano todo. O primeiro recurso é a vista aérea em 360º dos principais pontos turísticos do mundo, esse está disponível apenas para algumas cidades, mas deve expandir para outros lugares nos próximos anos. O segundo recurso é uma seção dedicada a ciclistas que ganhará mais informações, incluindo dados sobre o tráfego de carros e o trajeto com mais ciclovias.

São dois recursos bem interessantes aliás, mas o terceiro recurso em especial, foi o que mais chamou atenção do especialista Jefferson Meneses, CEO e apresentador do Canal JMS.

“Esse recurso em especial permitirá aos usuários saberem quando um familiar, por exemplo, chegou ou saiu de algum lugar. Essa função acaba de ser lançada globalmente nos apps para Android e iPhone (iOS) e na versão desktop”, conta.

“Eu não sei se as pessoas já sabiam disso, mas o app Google Maps já permite compartilhar rotas com amigos e familiares, a novidade é que agora ele passa a contar com notificações. Desse modo, quando uma pessoa escolhe compartilhar a localização, é possível definir então um alerta para quando ela chegar ou sair de um determinado local. Permitindo que, em tempo real a chegada ou saída de determinados locais, seja não apenas rastreada como compartilhada”.

Isso chama atenção pois o recurso tem múltiplas utilidades, e na prática sim, ele permite rastrear a localização atual dos amigos ou familiares, contudo este recurso foi adicionado ao maps, para facilitar encontros, assim como saber se um ente querido chegou em casa com segurança, por exemplo, não para que seja usado para stalkear alguém, lembrando que isso é crime.

Sobre uso inadequado da função

A própria Google por se preocupar com o uso indiscriminado da função, e com a possibilidade de que o recurso seja usado de maneira ilegal, passa a informar a pessoa que a sua localização está sendo compartilhada, assim a pessoa receberá lembretes periódicos para informá-la desta escolha, os avisos são então enviados por notificações push e e-mails.

“O Google anunciou também que adicionou uma nova função que permite adicionar notificações de compartilhamento. A função ao meu ver é útil, para que você possa por exemplo saber quando uma pessoa chegou em determinado local, útil pra saber se seus filhos por exemplo, chegaram em segurança em casa”, explica.

“Além disso, os usuários podem inclusive bloquear alguém de receber estas notificações. As perguntas que ficam são: Por que isso acontece? Por que alguém mal-intencionado poderia pegar o telefone de outra pessoa, abrir o maps, e compartilhar a localização, com isso a pessoa não ficaria sabendo que está sendo rastreado, por exemplo? É preciso ter cuidado nesse momento”, finaliza Jefferson que completa.

“Repito: A pessoa será notificada durante todo o tempo, que está sendo rastreada. Por questões de segurança. Porém, fica aqui uma crítica aberta a Google, ao meu ver a informação deveria ser mais destacada, e não apenas um ícone de localização, muitas pessoas não sabem sequer que a função existe e podem não saber que estão sendo rastreadas”.

Como ativar o recurso?

Para ativar o recurso, a primeira coisa que deve ser feito nos dois celulares é pesquisar na loja de apps se tem alguma atualização disponível, caso sim, atualize o maps. Em seguida basta abrir o app, tocar em na foto de perfil e tocar em compartilhar local, ao fazer isso, a foto incluindo a localização e até o nível da bateria do aparelho em questão são apresentados no mapa. Após isso é só copiar o link e enviar para alguém.

Atenção: A pessoa será notificada, e ao ver este ícone de compartilhamento do maps em suas notificações indica que está sendo rastreado.

Como parar o compartilhamento?

Ao abrir o maps, toque na foto de perfil, e em compartilhar localização, em seguida PARE o compartilhamento.

Ao abrir o maps, e tocar na nova aba “Add” (ou “Adicionar”) na nova seção “Notifications” (“Notificações”), será exibida sob o nome da pessoa que está dividindo a localização com você, a opção de adicionar notificações! É só adicionar uma notificação e selecionar qual local deseja ser notificado, quando a pessoa chegar!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

7 + dezenove =