Como negócios locais podem usar o marketing digital

O grande erro de muitos comerciantes locais é justamente acreditar que o marketing digital pode não funcionar para a sua empresa, a maioria desses empreendedores acredita que essa estratégia só é funcional para grandes marcas com orçamentos mais avantajados, ou até mesmo para negócios digitais, mas acredite, se você pensa assim está muito enganado. 

Mesmo que você atue de forma local, sem o intuito de alcançar diversos lugares do mundo, ainda assim é possível montar estratégias efetivas e fazer sucesso mesmo que em uma escala bem menor, atingindo apenas as pessoas que estão próximas a você. 

O investimento no marketing digital dentro de um negócio local, é igual um oxigênio medicinal em uma unidade de saúde, tendo um papel crucial para agradar o cliente e trazer uma experiência muito mais eficiente. 

Mas, é claro que as ações costumam ser diferentes do que uma empresa que atua de forma global, por este motivo, no texto de hoje separamos algumas dicas de como os negócios locais podem usar o marketing digital ao seu favor de maneira eficiente, bora conferir? Então vamos lá!

Crie uma conta no Google Meu Negócio

Para um negócio local, à ajuda mais importante que você pode ter é através da plataforma do Google Meu Negócio, essa é uma ferramenta que, a partir do momento que algum usuário procurar algo dentro da plataforma de buscas relacionadas ao seu segmento, todas as informações das empresas mais próximas a ele aparecem de maneira completa, como nome, horário de funcionamento, telefone para contato, endereço, fotos, avaliações e etc. 

Esse resumo sobre a empresa é fundamental para as pessoas procurarem algo daquela determinada região, já que o Google Meu Negócio atua com a localização, sendo assim, a partir do momento que você cria uma conta e insere seus dados nessa plataforma, sua empresa fica visível e disponível para as pessoas que estão na área verem e conhecerem mais sobre ela, se tornando assim, uma referência no seu segmento de calibração de instrumentos.

Isso faz com que você ganhe mais visibilidade, aumente o seu alcance, e seja visto por pessoas diferentes, que estão pesquisando algo relacionado a sua área, simples, eficiente e muito importante para qualquer negócio local. 

Tenha seu próprio site, use o SEO e feche parcerias locais

Outra estratégia simples mas muito eficaz é a criação de um site junto com um blog, com ele, você vai poder mostrar um pouco mais sobre o seu negócio, informações de contato, dados institucionais, e outras dúvidas que qualquer pessoa possa vir a ter, já com o blog, você cria conteúdos e gera uma certa autoridade e reconhecimento na sua área. 

Recomendamos junto com a criação deles, o uso das estratégias de SEO, que vão te ajudar a otimizar sua página, e aparecer no topo das plataformas de busca. ganhando ainda mais visibilidade, além disso, procure fechar parcerias com influenciadores e lojas locais, essa divulgação pode ajudar muito a aparecer para pessoas que estão próximas a você mas não conhecem sobre o seu negócio. 

Cuide bem das suas redes sociais

Quem não usa as redes sociais nos dias de hoje? Esse tipo de mídia se tornou algo comum e muito utilizado no cotidiano de qualquer pessoa, e elas são bem importantes até mesmo para negócios locais, já que, depois de verem sua empresa no Google Meu Negócio, ou entrarem no seu site, as pessoas costumam querer conhecer mais a fundo sobre a marca, e as redes sociais acabam sendo acionadas. 

É preciso deixá-las sempre ativa, com postagens frequentes de conteúdo, sendo eles interessantes e que apresentem valor ao seu público, mostra bem sobre o cotidiano do seu trabalho, dúvidas, informações sobre produtos, e até mesmo, vídeos sobre a sua produção, desde o começo até o envio em uma caixa de papelão, seja criativo e mantenha suas redes sempre na ativa. 

Incentive as recomendações e avaliações

Agora que você já possui conta no Google Meu Negócio, tem um site e está presente nas redes sociais, é hora de começar a incentivar as recomendações e avaliações dentro dessas plataformas, principalmente a do GMN, ter reviews positivos pode ser um destaque perante a concorrência, além de ser o ponto de convencimento para as pessoas escolherem a sua loja. 

Sendo assim, incentive clientes antigos e qualquer novo consumidor, a deixar uma pequena avaliação em qualquer um de seus canais de comunicação, os negócios locais podem sobreviver justamente de feedbacks positivos já que não possuem uma marca forte igual a grandes empresas, então cada opinião conta e muito para o seu sucesso. 

Faça anúncios segmentados por localidade

Fechando nossa lista não poderíamos deixar os anúncios de fora, certo? Ainda mais falando de marketing digital, eles aparecem como um ponto-chave dentro dessas estratégias e o seu uso é quase que obrigatório, porém, se tratando de negócios locais é preciso ter um cuidado especial: a segmentação. 

Crie anúncios tanto no Google quanto no Facebook e Instagram, porém, sempre segmente a sua localização, se restrinja na sua área de atuação e atinja o público-alvo que está próximo da sua empresa, essa pode ser uma ferramenta extremamente poderosa desde que, utilizada da maneira certa. 

O que achou do texto de hoje? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

dezessete − doze =