4 dicas que ajudam a gerar leads com redes sociais

Quando uma empresa consegue gerar leads pelas redes sociais, é sinal de que a estratégia aplicada está sendo eficiente, ocasionando tráfego e aumentando as chances de vendas.

E, contar com as mídias sociais para essa tarefa, pode ser um proveito enorme, tendo em vista o uso cada vez mais constante dos usuários de internet dentro desses tipos de canais digitais.

Não importa qual o modelo do seu negócio. Pode ser o nicho de empresas de home care SP ou de lanchonetes caseiras, investir em uma estratégia de marketing voltada para as redes sociais tem tudo para favorecer o crescimento da sua marca.

Se você quer aprender um pouco mais sobre como gerar lead usando as redes sociais, fique conosco no artigo abaixo que explicaremos tudo para você.

O que é um funil de vendas?

Antes de mais nada, é importante situar o lead dentro de um contexto que ele faz parte: o Funil de Vendas. Sem conhecer esse conceito e sem aplicá-lo em sua estratégia, as suas chances de aumento de vendas caem drasticamente.

O Funil de Vendas é dividido exatamente como um funil: um topo, um meio e o fundo. Em cada ponto, há uma espécie de usuário localizado em um momento da Jornada de Compra, do primeiro contato com a empresa até a compra final.

É comum, seja em uma empresa de aluguel de ambulâncias ou uma loja de roupas, que o número de pessoas localizadas no topo seja bem menor em comparação com aquelas do fundo.

Contudo, quanto mais a empresa conhece o seu funil de vendas e acompanha de perto esse recurso, mais fácil fica de aumentar o número de pessoas que se situam no fundo do funil.

Quais as etapas do Funil de Vendas?

Como já foi mencionado anteriormente, o Funil de Vendas se divide em três etapas: topo, meio e fundo. E cada uma dessas etapas se relaciona com um ponto da Jornada de Compra. Abaixo, desmembramos cada etapa para facilitar o entendimento.

Topo

O topo é caracterizado por visitantes do seu site. Eles não possuíam noção do que precisavam ou do problema que ocorria, até encontrar a sua marca e entender melhor o que estava acontecendo.

Nesse momento, a sua empresa deve atuar como um auxiliar na entrega de materiais relevantes para o estudo e aprofundamento das preocupações desse visitante.

Se o caso é uma empresa de laudo de spda, por exemplo, é interessante enviar conteúdos sobre higiene local, limpeza e ferramentas para serviços.

Dessa forma, você estará, ao mesmo tempo, educando e comprovando o conhecimento sobre o tema. 

Essa etapa, como é possível perceber, conversa com o aprendizado e a descoberta, contidos na Jornada de Compra.

Meio

Para passar para o Meio do funil, a pessoa deve passar pelo reconhecimento do problema. É agora que ela passa a procurar pelas soluções e a sua empresa deve se mostrar como a melhor para a solução. 

Também é nessa etapa onde é possível gerar leads, pois são pessoas que já interagiram com o seu conteúdo, passaram alguma informação e, em troca, recebem algum conteúdo informativo ou que ajude na solução do problema.

É muito importante se concentrar em deixar o lead cada vez mais consciente sobre o problema e da solução correta, por meio dos seus materiais, sem exatamente vender o produto. 

Evite, por exemplo, informações sobre serviços de contabilidade preços, mas sim sobre as características que fazem o seu produto a melhor opção, listas de comparação, vantagens e desvantagens, entre outros conteúdos.

Isso porque o lead considera diversas opções e é entre a sua empresa e a leitura dele que se deve estabelecer uma relação de confiança para a próxima etapa.

Fundo

Os usuários presentes no fundo do funil enfrentam a decisão de compra. São usuários que passaram por todo o processo de compra e agora estão pensando se aceitam a sua oferta ou a da concorrência.

Se você enviou os melhores conteúdos em cada etapa, não tem com o quê se preocupar, o lead vai escolher a sua empresa e fechar o negócio.

Algumas empresas sinalizam o processo de pós-compra como um passo a mais no funil, quando a ideia é fidelizar o cliente e fazê-lo voltar a comprar novamente contigo, além de divulgar o seu produto para outras pessoas.

O que são Leads?

Na etapa do Meio do Funil, a descrição sobre funil foi rapidamente mencionada, mas vale destacar novamente.

O lead é o possível cliente e isso acontece quando há uma troca quando troca de  informação, como e-mail e dados pessoais, por um material relevante enviado pela empresa. 

Esse material deve ajudar o Lead durante o processo de compra e fortalecer a autoridade da sua empresa dentro do mercado e na mente do consumidor. 

O Lead tem uma importância enorme pois ele está cada vez mais próximo de realizar a compra e nutrir ele com conteúdos informativos e interessantes é um empurrãozinho para fazê-lo continuar na Jornada.

Existem dois tipos de leads possíveis de identificar no processo de uma Jornada de Compra. Separá-los garante uma atenção específica e um trabalho mais dedicado para cada modelo.

Leads quentes

Para entender se uma pessoa está na categoria de lead quente, é necessário identificar se ela fez mais algum contato com a sua empresa após conseguir o material requisitado. Se for o caso, o interesse é forte e ela recebe uma atenção especial.

A pontuação desse lead aumenta de acordo com o nível da necessidade do produto, da verba financeira e o quanto ela possui autoridade para fechar o negócio.

Empresas que trabalham com manutenção mecânica industrial devem ficar atentas com os leads, tendo em vista a necessidade e urgência desse tipo de demanda.

Leads frios

O lead frio é o oposto do lead quente. Apesar do interesse no serviço, ele não precisa do produto ou, no momento, não está pronto para adquiri-lo.

Nesse sentido, as estratégias de marketing devem ser ainda mais convincentes. É interessante sempre manter o lead no banco de dados, ainda que não seja a hora exata para convencê-lo da compra.

Uso de redes sociais para chegar até o Lead

Se você deseja gerar leads para aumentar as vendas da sua empresa, as redes sociais são um ótimo caminho para esse objetivo. Entre as diversas redes do mercado, as principais são:

  • Facebook;
  • Instagram;
  • Twitter;
  • Linkedin;
  • WhatsApp.

Você não precisa marcar presença em todas, mas sim estudar aquelas onde a sua persona mais frequenta e, dessa forma, começar a sua estratégia. Abaixo, separamos 4 dicas para gerar leads com redes sociais.

Use CTAs eficientes

Um dos modos mais eficientes de atrair o cliente é pelo CTA, a Chamada para Ação. Elas são usadas em blogs e também nas redes sociais, convocando o visitante a realizar alguma ação.

Sem ela, a ação de conversão se torna muito mais difícil. Seja para vender enfermagem home care ou roupas usadas, experimente sempre conversar com o usuário por meio de frases imperativas e chamativas.

Tenha um perfil completo

Mesmo com CTAs ótimos, o seu perfil não tem o mesmo alcance se ele não está completo e otimizado. Se faltam informações para completar a sua imagem na rede social, falta credibilidade para convencer o usuário de que o seu material é o melhor de todos.

Nesse sentido, foto de perfil, endereço de contato, descrição da marca, link para o site e um conteúdo organizado de acordo com o branding da sua marca são suficientes para a otimização do seu canal.

Use hashtags

Se dentro dos blogs, as palavras-chaves são as regras para o alcance do público, nas redes são as hashtags as principais responsáveis pela procura dos usuários. Portanto, não usá-las pode significar uma perda significativa de um público interessante.

O ideal é não abusar e usar hashtags em uma quantidade equilibrada e relacionadas com o conteúdo publicado por você. Também é interessante criar hashtags personalizadas, para unificar a sua marca de aluguel de tenda 10×10, por exemplo.

Crie hyperlinks

Os hyperlinks dentro das redes sociais podem ser usados de duas formas: direto no corpo do texto, quando o canal permite, ou no formato “link na bio”. De qualquer maneira, ambos servem o mesmo propósito: aumentar o tráfego do seu site.

Consequentemente, há também a geração de leads, pois é dessa forma que muitas vezes se dá o acesso para formulários e outras páginas de acesso.

A importância de Leads qualificados

Gerar leads é um trabalho essencial na estratégia de marketing, porém, ainda mais importante são os Leads qualificados.

A geração deles acontece por meio da nutrição de conteúdo relevante, de modo que o usuário entenda cada vez mais o assunto por meio da sua fonte.

Ao focar nesse tipo de usuário e nessa ação, a venda de uma câmara fria pequena, por exemplo, se torna muito mais fácil, pois o seu lead já foi educado a respeito dos valores informativos e sentimentais envolvidos no processo de compra.

Portanto, é por meio da aposta no marketing de conteúdo que a sua marca conseguirá gerar leads por meio das redes sociais, além de qualificá-los por meio da oferta de conteúdos relevantes e úteis para o problema da persona.Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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