10 principais funções de um vigilante para entender a profissão

Pensar nas funções de um vigilante está diretamente relacionado a tudo que envolve proteger e cuidar dos mais diferentes patrimônios. Afinal, o profissional é responsável por tarefas que exigem responsabilidade e atenção contínua, já que lida com bens, valores e também deve ser capaz de resguardar a integridade física de um grupo de pessoas.

Por isso, é importante a qualificação através de um curso para vigilante, além de manter um aprendizado constante a fim de compreender as tecnologias que surgem para facilitar o trabalho de vigilância.

Para que você compreenda melhor a profissão, nós separamos neste artigo exclusivo as 10 principais funções de um vigilante e como elas se relacionam com o dia a dia dos profissionais da área. Confira conosco e boa leitura!

Funções de um  vigilante conforme o tipo de trabalho

Primeiramente, é importante explicar que a contratação de serviços de vigilância, de modo geral, busca empregar recursos humanos e equipamentos para evitar ou impedir riscos para pessoas em um determinado lugar. Logo, vigia e vigilante são profissões diferentes.

Isso porque a função do vigia é a guarda e zelo do patrimônio, o que pode não exigir preparação especial. Contudo, o vigilante deve garantir segurança às pessoas, pode precisar realizar escoltas e, por isso, exige um aprendizado específico.

Entre os tipos mais comuns de vigilantes estão:

  • Vigilantes bancários | São contratados para que as instituições financeiras cumpram as regras da Lei 7.102/1983, que determina segurança especializada em bancos;
  • Vigilantes de shoppings | Atuam de modo preventivo a fim de evitar comportamentos inadequados;
  • Vigilantes em hospitais | Buscam garantir que os acessos restritos não sejam violados, assim como acompanhar a movimentação de funcionários e pacientes;
  • Vigilantes em escolas | Asseguram a integridade física de alunos, educadores e funcionários;
  • Vigilante em prédios | Tem o objetivo de trazer tranquilidade e segurança aos moradores.

10 principais funções de um vigilante

Ainda que haja situações específicas, as funções de um vigilante, de um modo geral, podem ser explicadas a partir dos itens que elencamos a seguir.

Controle de acesso

O vigilante é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos em locais determinados, verificando documentos e autorizações, e garantindo a segurança de todos. Assim, ele pode garantir, por exemplo, que uma pessoa não porte algum item proibido ou faça acesso sem consentimento das pessoas que moram ou trabalham no lugar.

Monitoramento é um das funções de um vigilante

O vigilante deve monitorar as câmeras de segurança e identificar situações de risco, como invasões, assaltos ou outras atividades suspeitas. Em caso onde há diversas câmeras, é possível que haja diversos profissionais para realizar o acompanhamento completo e ininterrupto do monitoramento.

Rondas preventivas

As rondas preventivas são essenciais para evitar que ocorram situações de risco. O vigilante deve percorrer todo o estabelecimento para identificar possíveis ameaças, e tomar medidas preventivas para neutralizá-las.

Controle de alarmes

O vigilante deve estar apto a lidar com sistemas de alarme, identificando possíveis falhas e tomando as medidas necessárias para corrigi-las. Atendimento ao público: O vigilante deve estar preparado para prestar atendimento ao público, esclarecendo dúvidas, prestando informações e orientando sobre procedimentos de segurança.

Prevenção de incêndios

O vigilante deve estar preparado para identificar possíveis focos de incêndio, tomando medidas preventivas para evitar que ocorram e, caso ocorram, deve acionar os sistemas de segurança para garantir a segurança de todos.

Intervenção em situações de emergência

Em situações de emergência, como roubos, assaltos e invasões, o vigilante deve estar apto a agir de forma rápida e eficiente, neutralizando a ameaça e garantindo a segurança dos presentes. Em resumo, ele pode atuar de forma preventiva ou em situação pontual, conforme a necessidade.

Funções de um vigilante sobre o controle de entrada e saída de materiais

Outra atividade comum entre as funções de um vigilante diz respeito sobre a responsabilidade por controlar a entrada e saída de itens, verificação de notas fiscais e garantia da segurança dos envolvidos no processo.

Em estabelecimentos que possuem materiais de alto valor, como por exemplo, bancos e joelheiras, o vigilante é essencial para que não haja nenhum problema ou perigo durante a movimentação financeira de valores.

Zelar pela integridade física das pessoas

O vigilante deve estar preparado para agir em situações de conflito, como brigas e agressões, tomando medidas para garantir a integridade física de todas as pessoas envolvidas.

Zelar pela integridade patrimonial

Por fim, o vigilante deve zelar pela integridade patrimonial do estabelecimento em que trabalha, tomando medidas preventivas para evitar roubos, furtos e outras atividades criminosas.

Como exercer as funções de um vigilante?

Um vigilante deve possuir capacitação para atuar na área escolhida e, conforme a lei determina, passar periodicamente, a cada dois anos, por cursos de reciclagem. De modo geral, dentro do conteúdo para a formação de vigilantes, o profissional aprende:

  • Noções de segurança privada e legislação aplicada;
  • Relações de trabalho, direitos humanos e sistema de segurança pública;
  • Primeiros socorros, prevenção e combate a incêndios e defesa pessoal, entre outros.

Principais direitos e deveres dos vigilantes

Através da Portaria 387/2006, a Polícia Federal assegura normas que regem os direitos e deveres de quem atua dentro das mais diversas funções de um vigilante. Entre eles, merecem destaque:

Direitos | Recebimento de uniforme adequado e dos mais diferentes equipamentos necessários para a realização correta das tarefas, assim como seguro de vida em grupo fornecido pelo empregador,entre outros;

Deveres | Exercício das atividades com urbanidade e probidade, através da atenção e coragem para atuar de modo correto e respeitando as peculiaridades de cada tarefa.

Conclusão

Essas são as 10 principais funções de um vigilante. É importante destacar que esses profissionais devem estar em constante treinamento e aperfeiçoamento, para garantir que estejam sempre preparados para lidar com todas as situações de risco que possam surgir. Além disso, a contratação de um serviço de segurança patrimonial deve ser feita com critério, garantindo que a empresa contratada tenha autonomia mas que possa atuar em consonância com as funções de um vigilante preparado e apto para o trabalho.