Conheça os tipos de geradores de energia e seus diferenciais

Os geradores são essenciais para o fornecimento de energia elétrica em situações em que a energia convencional falha ou porventura ainda não foi instalada. Principalmente para indústrias em obras, em que a demanda é grande e os locais remotos são mais comuns do que se pensa.

Por isso, vamos falar no artigo de hoje sobre os tipos de geradores existentes e porque o gerador a diesel é a melhor opção nesses casos. Aproveite a leitura!

O que é um gerador de energia?

Um gerador de energia é um dispositivo que converte energia mecânica em energia elétrica. Ele é utilizado quando há a necessidade de fornecimento de energia elétrica em locais onde não há acesso à rede elétrica convencional, em situações de emergência ou como fonte de energia principal em locais remotos.

Quais são os tipos de geradores?

Existem vários tipos de geradores, cada um com suas características específicas e adequados para diferentes aplicações. Abaixo estão os principais tipos de geradores:

Geradores a Diesel: são robustos, duráveis e têm alta eficiência energética, sendo ideais para aplicações industriais, hospitais, data centers e em locais remotos onde a confiabilidade e a potência são essenciais.

Geradores a Gasolina: são mais comuns em aplicações residenciais e comerciais de pequeno porte. São mais compactos, fáceis de transportar e costumam ser utilizados como fonte de energia temporária em eventos ao ar livre ou em emergências domésticas.

Geradores a Gás Natural: uma opção mais limpa em comparação com o diesel e a gasolina. São mais silenciosos e adequados para uso em áreas urbanas onde a emissão de poluentes deve ser controlada. Podem ser encontrados em hospitais, hotéis, e em residências que possuem acesso a uma rede de gás natural.

Geradores a Propano (GLP): são semelhantes aos geradores a gás natural em termos de emissões mais limpas e menor impacto ambiental. São utilizados em residências, estabelecimentos comerciais e locais onde o gás natural não está disponível, mas há infraestrutura para o fornecimento de GLP.

Geradores Solares: são uma opção sustentável e renovável, com baixos custos operacionais após a instalação inicial. São amplamente utilizados em residências, empresas e instalações comerciais para reduzir a dependência da rede elétrica convencional e promover a sustentabilidade ambiental.

Por que o gerador a diesel é o melhor?

O gerador a diesel se destaca por obter uma alta taxa de eficiência energética, transformando uma grande quantidade da energia do combustível diesel em eletricidade utilizável. Além disso, são famosos por sua resistência e longevidade, devido a sua fabricação robusta e o planejamento para resistir a situações desfavoráveis.

Uma vantagem considerável adicional é a economia de custos operacionais dos geradores a diesel. O diesel é um tipo de combustível fácil de ser adquirido, e sua eficácia na produção de energia resulta em um menor consumo de combustível, o que se traduz em custos operacionais mais baixos do que os geradores de outras categorias.

Adicionalmente, os geradores a diesel têm a capacidade de gerar elevadas potências e resistir a demandas intensas, tornando-os ideais para uso em ambientes industriais, hospitais, centros de dados e demais locais que requerem um abastecimento de energia constante e seguro.

Os geradores a diesel, por fim, também proporcionam facilidade na manutenção. De um modo geral, eles demandam menor número de manutenções e são mais simples de serem cuidados se comparados a outros modelos de geradores, o que resulta em economia nos custos de operação ao longo do tempo e aumento de sua durabilidade.