O que é jornada de trabalho? Definição e 5 principais jornadas!

O que é jornada de trabalho? Jornada de trabalho é a quantidade de horas trabalhadas por um indivíduo durante um determinado período. Esta quantidade de horas varia de acordo com os direitos trabalhistas, as leis de cada país e também de acordo com as regras de cada empresa.

A jornada de trabalho, além de definir quantas horas de trabalho devem ser cumpridas, também estabelece o limite de horas extras permitido, bem como os intervalos para descanso e alimentação.

É importante que as empresas cumpram as normas de jornada de trabalho para garantir o bem-estar dos seus trabalhadores. Leia conosco e saiba o que é jornada de trabalho, vamos lá!

O que significa jornada de trabalho?

A jornada de trabalho é o tempo que o trabalhador é obrigado a cumprir em seu emprego. Ela é definida em horas diárias ou semanais, e o trabalhador deve cumprir esse tempo para receber seu salário. Além disso, a jornada de trabalho também inclui horários de almoço, intervalos, folgas e horas extras. 

No Brasil, a jornada de trabalho é regulamentada pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Esta lei diz que o empregado deve trabalhar, no máximo, oito horas por dia e 44 horas por semana. Além disso, ela também determina que o trabalhador deve ter um intervalo de almoço de, no mínimo, uma hora.

Além disso, a CLT também permite que o trabalhador faça horas extras. Isso significa que, caso ele trabalhe mais do que a jornada definida, ele pode receber um pagamento extra. No entanto, existem limites para o número de horas extras que o trabalhador pode fazer por semana. 

Portanto, a jornada de trabalho é um conjunto de regras que devem ser seguidas por todos os trabalhadores. Ela é regulamentada por leis e pode variar de acordo com o setor em que o trabalhador atua.

Quais os tipos de jornada de trabalho no Brasil?

No Brasil, existem diferentes tipos de jornada de trabalho, que variam de acordo com a lei vigente e a conveniência dos empregadores em relação ao controle de jornada de trabalho. Os principais tipos de jornada de trabalho são:

1. Jornada diária

Esta é a jornada mais comum no Brasil, e consiste em um dia de trabalho de 8 horas, com uma hora de almoço. É necessário que os empregados cumpram essas 8 horas para ter direito ao pagamento.

2. Jornada semanal

Esta jornada consiste em trabalhar 40 horas por semana, geralmente divididas em 5 dias de 8 horas cada. Os empregados têm direito ao pagamento por cada hora trabalhada.

3. Jornada mista

Esta jornada consiste em trabalhar 4 dias por semana, com uma jornada diária de 8 horas e um dia de trabalho de 6 horas. Os empregados têm direito ao pagamento por cada hora trabalhada.

4. Jornada flexível

Esta jornada consiste em trabalhar um número variável de horas por semana, com base na necessidade do trabalho. Os empregados têm direito ao pagamento por cada hora trabalhada.

5. Jornada de meio período

Esta jornada consiste em trabalhar 4 dias por semana, com uma jornada diária de 4 horas. Os empregados têm direito ao pagamento por cada hora trabalhada.

Todas estas jornadas de trabalho são regidas pelo Estatuto dos Trabalhadores, que estabelece os direitos e deveres dos empregados e dos empregadores. Além disso, é necessário que os empregadores façam o registro das horas trabalhadas de seus empregados para garantir que eles estejam recebendo o pagamento adequado.

Vale a pena trabalhar com carteira assinada?

Sim, trabalhar com carteira assinada oferece muitas vantagens, tais como a garantia de direitos trabalhistas, seguro-desemprego, férias, 13º salário, pagamento dos impostos, aposentadoria, entre outros.

Além disso, trabalhar com carteira assinada é também uma forma de aumentar sua credibilidade como profissional e conseguir melhores oportunidades de emprego. Até a próxima!