7 Dicas essenciais para quem vai viajar de carro

Viajar de carro pode ser uma forma única de unir praticidade, rapidez e liberdade para curtir os destinos mais incríveis do Brasil e do mundo. Afinal, é uma alternativa de criar o seu próprio tempo para qualquer passeio.

Porém, a viagem de carro pode ser comparada com a aquisição de um veículo usado. Isso porque, em ambos os casos, o sonho pode virar pesadelo caso não haja um planejamento cuidadoso de forma antecipada.

Mas se adquirir um carro de outra pessoa exige conhecer as formas de pagamento, fazer a transferência do documento, consultar Renavam pela placa, dentre outros detalhes, qual a atenção necessária quando o assunto é viajar de carro?

Continue conosco na leitura deste artigo exclusivo e vamos te explicar sobre o assunto.

Viajar de carro exige um planejamento prévio: não desconsidere isso!

Primeiramente, é importante lembrar que nem toda viagem de carro pode exigir um roteiro pronto. Contudo, planejar é ser capaz de fazer um check-in de tudo que realmente importa.

Dessa forma, você não corre o risco de interromper o seu passeio por imprevistos pequenos ou problemas graves.

Então, antes de dar a partida para o seu próximo destino, anote tudo que pode contribuir para uma viagem de carro inesquecível. E se não sabe por onde começar, os tópicos abaixo irão contribuir para isso. É só prosseguir com a leitura.

1 – Tenha em dia a revisão do seu carro

Seja para destinos próximos ou viagens longas, a revisão é a garantia de quem a manutenção do veículo está ok. Por isso, não esqueça de verificar o óleo do motor, alinhamento da suspensão, balanceamento das rodas, freios, bateria, para-brisas e outros itens importantes para quem vai viajar de carro.

2 – Revisão feita, pense em um roteiro para sua viagem de carro

Muitas pessoas pensam que criar o roteiro de um passeio é se prender em atrações fixas. Contudo, é possível elaborá-lo a partir das principais informações sobre o destino. Ou seja, criar o roteiro não é apenas decidir onde ir e o que fazer.

De modo geral, é nesse momento em que você irá avaliar a melhor época do ano para conhecer o lugar, opções para comer, se hospedar e se divertir, entre outras coisas.

Além disso, uma dica infalível para ter um ótimo roteiro ao viajar de carro é consultar sites de viagem. Isso porque há diversos deles que abordam sobre o clima, condições de estrada, pontos de turismo e até mesmo a respeito da segurança no local.

3 – Tenha sempre uma reserva em dinheiro

Em tempos onde todo mundo opta por usar cartões ou transferências via PIX, o dinheiro de papel tem sido cada vez menos usado. Entretanto, ainda existem diversos lugares no Brasil onde não há sinal de telefonia. Por exemplo, pontos turísticos isolados ou mesmo pedágios longe de municípios.

Por isso, tenha sempre uma reserva de emergência em espécie, caso o sinal do seu telefone não permita acessar o app do seu banco.

4 – Viagem de carro exige documentação completa do condutor e do veículo

Não portar os documentos do veículo e pessoais, durante uma viagem de carro, pode resultar em multa e apreensão. Por isso, tenha atenção em tê-los com você durante todo o trajeto.

Além disso, uma dica semelhante à anterior também se aplica aqui. Afinal, mesmo que os órgãos responsáveis pela fiscalização de trânsito já admitam as versões digitais da CNH, você terá problemas se seu celular descarregar ou precisar de conexão para apresentar o documento. Logo, certifique-se de ter as versões físicas dos documentos, mesmo que as possua no modelo digital.

5 – Leve sempre um kit de primeiros socorros

Não importa se você vai viajar sozinho, com amigos ou com a família. Há situações simples que podem acontecer e se torna importante preveni-las para prosseguir normalmente com o passeio. Então, a dica aqui é ter sempre um kit de primeiros socorros com itens essenciais para este tipo de atendimento.

É possível, além de álcool, algodão, gazes e outros, incluir medicamentos de uso pontual, como comprimidos para dor de cabeça, prisão de ventre, enjoos, diarreias e outros. Para quem toma remédio com regularidade, deixe-os separados do kit, para ter certeza de acessá-los de forma individual.

6 – Ter água e lanches ao viajar de carro é sempre útil

A fim de evitar trânsitos ou engarrafamentos, é muito comum pessoas que vão viajar de carro, saírem durante a madrugada ou muito cedo. Contudo, é possível que alguns estabelecimentos ao longo do caminho ainda não estejam em funcionamento.

Além disso, em vias que você desconhece, eles podem estar mais distantes do que sua sede ou fome, não é mesmo?

Então, sempre tenha com você alguns petiscos, sanduíches, frutas e, claro, água. Armazene-os em um recipiente que refrigere ou evite o contato direto com o sol, como por exemplo, uma bolsa ou caixa térmica.

7 – Compartilhe seu trajeto com alguém de confiança

Por fim, a última dica diz respeito à viajar de carro e garantir a segurança durante todo o trajeto. Para isso, é interessante que você acesse um dos serviços de localização, como Google Maps ou Waze, e compartilhe seu trajeto com um amigo ou familiar de confiança.

Mesmo que você conheça o caminho, ao fazer isso, você se protege, caso aconteça algo ou um imprevisto o impeça de chegar ao destino.

Conclusão

Após conferir nossas dicas para uma viagem de carro muito mais completa e divertida, não se esqueça de montar aquela playlist incrível e curtir todo o trajeto. Por vezes, a vontade de chegar ao destino final é tão grande que as pessoas esquecem que viajar de carro pode se tornar uma lembrança memorável, já que é um momento de interação entre todos que estão no veículo. Pense nisso e boa viagem!