Entenda o que é um sinistro e sua relação com o seguro empresarial 

O seguro para empresas é um serviço de seguro focado em resguardar todo o patrimônio e as demais operações de uma determinada entidade empresarial. Por isso, é importante entender mais sobre como funciona e em que momentos o seguro empresarial pode ser benéfico para o seu negócio. Saiba, no artigo a seguir, como ele pode agregar na segurança de sua empresa.

O que é um sinistro?

No ramo de seguros voltados para cobertura de empresas e seguro para patrimônio, o sinistro significa o acontecimento de um risco coberto pela apólice, dentro do tempo de vigência contratual. 

Em outras palavras, o sinistro representa a ocorrência do fato que o contrato do seguro cobre, assumindo a responsabilidade pelos danos causados. Por exemplo, um seguro de carro promete auxiliar nos reparos do carro acidentado. Quando ocorre o acidente, temos aí o sinistro. 

Uma entidade comercial é bastante vulnerável à ocorrência de incidentes. Por conta disso, é aconselhável que ela seja adepta de um seguro empresarial, assim, o negócio pode ficar resguardado em situações de sinistro.

Conhecendo os tipos de sinistro

O seguro empresarial possui dois tipos de sinistros, classificados como perda total e perda parcial. Ambos, à primeira vista, podem aparentar serem parecidos, entretanto, possuem peculiaridades que os tornam bem diferentes, observe: 

Sinistro com perda total

Ocorre em situações que o dano no patrimônio e nos bens da empresa são muito altos, quando a despesa do reparo superar o percentual de 75% do valor original dos produtos perdidos da empresa. Dessa forma, ele enquadra-se como perda total dos bens. Por conta disso, a seguradora oferta novos bens e produtos de valor equivalente aos que foram perdidos na ocorrência do sinistro.

Sinistro com perda parcial

Ocorre em casos em que o bem sinistrado não sofreu danos suficientes que o torne inviável de reparação. Por exemplo, quando o carro da empresa sofre um acidente, mas que não é tão grave ao ponto de não conseguir consertá-lo. Dessa forma, a seguradora oferece somente os recursos necessários para o conserto de veículo e não a compra de um novo.

Seguro empresarial: o que é?

O seguro empresarial é um segmento de seguro que serve para amparar empresas dos mais variados portes e negócios em casos de sinistro, isto é, situações externas ou internas que podem causar algum dano a ela. 

O seguro para patrimônio empresarial oferece serviços e auxílios para os negócios nas mais variadas situações. Indo desde os bens financeiros até a integridade dos funcionários. Contudo, é válido ressaltar que os casos de cobertura devem estar presentes no contrato. 

Por exemplo, se o veículo da empresa se envolver em um acidente, mas não tiver cobertura para esse tipo de sinistro, a seguradora não tem obrigação de dar amparo nesse caso.

Importância do seguro empresarial para o negócio

O seguro empresarial é muito importante para uma empresa, principalmente tratando-se de um mundo tão caótico e instável como o nosso. Após a Covid-19 ficou perceptível o quanto as empresas são sensíveis a fatos externos e inesperados, por isso os serviços que ofertam amparo e cobertura tornam-se tão importantes. 

Dessa forma, o seguro para empresas e o seguro para patrimônio consegue ser o ponto de estabilidade que garante ao negócio um auxílio em momentos catastróficos. Voltando a retomar o caso da Covid-19, é válido citar que de acordo com dados divulgados pela SUSEP, Superintendência de Seguros Privados, o setor de seguros obteve um percentual de 3,8% de participação do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro ano da pandemia. 

Ele se mostrou bastante útil para negócios do setor de serviço, que utilizam muito dos seguros para empresas e para patrimônio. Válido dizer que a existência desse ramo comercial é importante para economia do país, pois ela cobriu aproximadamente 80% do PIB nos anos de 2020 e 2021.

Como o seguro empresarial age em caso de sinistro

Após o acontecimento do sinistro, o segurado aciona a seguradora sobre o caso. A partir daí, a empresa que oferta o seguro analisa a situação por meios dos documentos e também em campo, visitando o local do acontecimento. 

A análise documental serve para saber se o sinistro está presente em contrato. Por outro lado, a vistoria em campo tem o objetivo de mensurar o dano e se o sinistro vai se encaixar como perda parcial ou total. Após a análise documental e a vistoria em campo serem feitas, as empresas estipulam o prazo de até cinco dias úteis (em média) para dar uma resposta.

No decorrer do texto ficou perceptível o quanto o seguro se mostra essencial para os negócios, principalmente em um mundo tão frágil e caótico. É válido ressaltar a importância de ler bem e conhecer todos os meandros do contrato do seguro.Afinal, no momento que o seguro para empresas e o seguro para patrimônio forem feitos, deve ser realizada a análise de todas as possíveis situações ruins que possam ocorrer com o negócio, pois em casos de sinistro, é importante que a situação esteja presente no contrato.