Dente do siso inflamado: entenda o que fazer e como amenizar a dor

A época de nascimento dos últimos elementos dentários pode ser algo bastante complicado para pessoas que têm medo de extrações, ainda mais quando é o dente do siso inflamado.

Essa inflamação, também nomeada de pericoronarite, nada mais é do que uma infecção que acontece nos tecidos moles que envolvem a coroa do dente. 

A pericoronarite pode ter início com uma leve inflamação, que com a falta do tratamento adequado, pode evoluir a um quadro de infecção pericoronária, que é uma reação inflamatória causada por bactérias.

Portanto, para não sofrer com esse problema, confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre a saúde do siso, as causas dessa inflamação e como ela pode te prejudicar, principalmente em casos de pacientes que utilizam aparelho invisível

Além disso, veja também como evitar esse problema, para ter uma saúde bucal excepcional e sem dor. 

Quais são os cuidados básicos após fazer a extração do siso?

Em primeiro lugar, é preciso sempre ter em mente que a extração do siso nada mais é do que uma cirurgia. 

Dessa forma, mesmo que este seja um procedimento cirúrgico simples e de baixa complexidade, continua sendo um procedimento invasivo que requer diversos cuidados pós-operatórios.

Dessa maneira, assim como qualquer outro procedimento, como colocar lente nos dentes, realizar uma cirurgia implica em receber recomendações de seu dentista que te orientarão em como se comportar para que o procedimento seja bem-sucedido. 

Além disso, vale lembrar que todas as recomendações e medicamentos também possuem um papel fundamental na cicatrização, a longo e curto prazo dos tecidos abertos, o que garante a prevenção das temidas inflamações. 

Essas medidas ainda evitam a proliferação de bactérias nos locais operados, questão extremamente importante, principalmente para quem deseja realizar um clareamento dental a laser.

Em suma, normalmente o pós-operatório da extração de um siso tem tudo para ser tranquilo, principalmente quando o paciente segue todas as recomendações. 

Uma vez que, cerca de 90% do andamento do pós desse procedimento é de responsabilidade do paciente. 

Portanto, confira a seguir alguns dos cuidados que você deve tomar, caso tenha extraído o siso e queira passar bem longe de problemas relacionados à infecção. 

  • Mantenha o repouso;
  • Aplique gelo no local;
  • Evite fazer bochecho;
  • Escove os dentes delicadamente;
  • Adapte sua alimentação;
  • Procure falar pouco;
  • Tome os medicamentos indicados.

Lembre-se que em caso de qualquer dúvida, é sempre necessário buscar por um profissional dentista e solicitar instruções, como em casos onde o paciente pesquisa e busca pela cotação do aparelho invisível preço.

Como diminuir a inflamação do dente do siso?

Uma vez que, infelizmente, o paciente contraiu a inflamação em sua extração, o primeiro passo é buscar um dentista para que ele possa tratar desse problema. Já que ele, acima de tudo, apresenta dores terríveis.

Dessa forma, além de seguir o tratamento ortodôntico, há algumas ações que podem ser tomadas pelo paciente que vão ajudar a diminuir a inflamação no siso, e portanto cessar a sua dor, como por exemplo: 

  • Compressas;
  • Higiene;
  • Mude sua alimentação;
  • Medicamentos.

No caso das compressas, é possível realizá-las com água quente ou fria, a depender do tipo de dor. 

Já a higiene é sempre necessária para diminuir a ação das bactérias, principais agentes da inflamação nessa região do siso. 

Além disso, a mudança de alimentação e a ingestão dos medicamentos indicados também são importantes para acabar com a infecção, os sintomas causados por ela. 

Ademais, também pode ajudar a fortalecer, não só o sistema imunológico, como os tecidos bucais como um todo. 

Depois que todo o problema tiver sido curado, é possível seguir com a vida normalmente e realizar outros tratamentos, com viés mais estético para melhorar seu sorriso, como o clareamento. 

Para este, basta buscar em qualquer navegador por “clareamento dental preço”. 

O que não é recomendado fazer após a extração do dente do siso?

Por último, mas não menos importante, além de entender como proceder ao extrair o siso, é preciso também compreender as contraindicações e o que não deve ser feito nesses casos, para que sua ação de prevenção contra a inflamação seja completa. 

Portanto, faça questão de evitar: 

  • Comer alimentos duros ou quentes demais;
  • Atividades físicas, como academia, após tirar os sisos;
  • Ir para trabalhar pouco depois de tirar os dentes sisos;
  • Fazer bochechar e cuspir forte;
  • Não tomar os medicamentos prescritos de forma correta.

De modo geral, ao seguir cada uma dessas etapas, é possível ter uma boa e rápida recuperação. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

2 × um =