Como elaborar estratégias de Business Intelligence

Empresas modernas estão recorrendo a ferramentas que ajudam a prosperar na economia atual, e o emprego de Business Intelligence tem se mostrado essencial para aquelas que precisam de insights em tempo real sobre dados gerados a partir das atividades, a fim de orientar em decisões.

O Business Intelligence conecta pontos para CEOs (Chief Executive Officer) e gestores, permitindo o conhecimento sobre a direção em que a empresa se encontra, fornecendo resultados esperados e qual o caminho a seguir.

Com isso, vale ressaltar que a elaboração de estratégias de Business Intelligence devem se alinhar com as metas e a visão de executivos e gestores.

Mesmo que cada abordagem se apresente única, de acordo com as características de cada empresa, há determinadas etapas que toda organização deve considerar, inclusive sobre entender a definição de Business Intelligence para os negócios. 

A estratégia de Business Intelligence nos negócios

Para definir as estratégias de Business Intelligence de maneira simples, trata-se em identificar um problema para, a seguir, usar todo tipo de recursos de dados que uma empresa possui, para encontrar insights ou informações para apresentar uma solução plausível.

Resumindo, o Business Intelligence é sobre utilizar os dados para tomar as decisões de negócios de maneira mais eficaz, dentro das possibilidades e necessidades que um centro cirúrgico, por exemplo, exige o uso de manutenção de endoscópios, e a compra esteja programada.

Sendo assim, é essencial a implementação de uma estratégia com dados em setores e departamentos empresariais e corporativos. 

Com um cenário de negócios muito competitivo, nos mais variados segmentos produtivos, alcançar o sucesso está associado à inovação.

De fato, a inovação não precisa ser tangível a todo instante, mas as empresas podem pensar de maneira única em diversos aspectos, como:

  • Abordagem de marketing;
  • Atendimento ao cliente;
  • Dinâmica com parcerias comerciais 
  • Estratégias de vendas;
  • Fornecedores associados à sustentabilidade;
  • Processos e fluxos de trabalho.

Dessa forma, os dados podem acelerar o ritmo quanto às inovações propostas a cada instante, desde que estejam aptos a trabalhar de forma que a estratégia de Business Intelligence possa ser colocada em prática.

Assim, os dados devem ser reunidos e analisados, para ocorrer a depuração e chegar a uma apresentação que possa causar um impacto substancial na produção de uma fábrica de balcão refrigerado para açougue em larga escala.

4 etapas até a estratégia de Business Intelligence

É sempre importante reforçar que não existe uma abordagem única para a criação de um roteiro para o desenvolvimento de uma estratégia de Business Intelligence, mas sim etapas importantes que toda organização precisa seguir ao desenvolver um planejamento com esse objetivo.

  1. Identificação de objetivos da empresa

O primeiro questionamento é quanto a empresa deseja alcançar a partir da estratégia de Business Intelligence

Uma vez que os objetivos são identificados, é importante entender os dados necessários para que o planejamento até o sucesso seja colocado em prática. 

Os dados possuem diferentes origens, tanto de fontes internas, entre funcionários, setores de logística e distribuição, ou externas, como fornecedores e parceiros comerciais. 

  1. Seleção sobre a solução de Business Intelligence

O mercado oferece uma variedade abrangente de ferramentas de Business Intelligence e, por isso, é importante que a empresa de mangueira para hidrante escolha aquela que melhor atenda as necessidades para crescer no mercado. 

Entre os recursos a serem observados está a visualização interativa de dados, que permite que os usuários vejam tendências, padrões e valores discrepantes. 

Isso deve ocorrer de forma fácil e rápida para a tomada de decisões, tomada no momento em que os dados determinam o impacto que pode causar em diferentes setores e departamentos. 

Outro recurso é a emissão de relatórios, que tem como objetivo apresentar os dados que podem ser usados para acompanhar determinados progressos, identificar áreas que exigem ajustes e melhorias, além de mensurar o sucesso quanto a uma tomada de decisão. 

Esses relatórios são resultado da mineração de dados, que permite que os usuários extraiam todas as informações que se mostram valiosas, e que ajudam a descobrir insights e tendências que podem estar ocultas por motivos diversos. 

Isso leva a uma análise preditiva sobre eventos futuros, com base em dados anteriores, para que um planejamento de uma fábrica de balcão buffet de madeira seja feito com base em informações que ajudam nas tomadas de decisão iminentes.

  1. Transformação de dados em insights

Após a coleta de dados, é chegada a hora de criar insights com as soluções propostas pela estratégia de Business Intelligence adotada. 

Isso se soma a outros recursos inerentes à ferramenta implementada, como a colaboração entre usuários, onde é possível compartilhar os dados, relatórios e insights com outras pessoas de forma facilitada.

De acordo com a ferramenta de Business Intelligence aplicada em uma empresa de refrigerador para vacinas, a segurança de dados é uma responsabilidade que o fornecedor deve prever.

Dentro da competitividade nos negócios, é preciso manter os dados protegidos e seguros para que apenas usuários autorizados tenham acesso, por meio de login e senha pessoais e intransferíveis. 

Essa transformação de dados em insights promove a flexibilidade da ferramenta, que pode ser personalizada para processos e exibições quanto às soluções que podem atender a necessidades específicas. 

  1. Insights de dados se transformam em ação

Todos os dados captados e depurados têm alguma função em algum momento, quando se trata de Business Intelligence dentro de uma organização. 

A estratégia de Business Intelligence se mostra um campo dinâmico, em que as empresas precisam monitorar, de forma contínua, os dados e adaptar os planejamentos de acordo com as metas e objetivos de tempos em tempos. 

Importância do Business Intelligence nas empresas

As razões podem ser as mais variadas quanto à importância de Business Intelligence em uma empresa. 

Desde o princípio, quando uma organização emprega a estratégia de Business Intelligence, é possível que ajude a economizar dinheiro ao tomar decisões com informações precisas. 

A captação de dados pode gerar melhor eficiência de custos e elevar os níveis de desempenho em cada setor produtivo de uma fábrica de materiais de combate a incêndio voltada para a área da construção civil. 

O Business Intelligence pode estar centralizado em um software, permitindo que funcionários realizem as atividades com os dados que precisam à disposição, reduzindo o tempo para encontrar o que realmente precisa em várias fontes.

Benefícios e desafios de Business Intelligence 

Ante os diversos benefícios que a estratégia de Business Intelligence pode proporcionar às empresas, vale destacar os desafios, ou ao menos o mais recorrente observado por especialistas. 

Trata-se da resistência de funcionários que não utilizam o sistema voltado para a captação de dados e a aplicação subsequente do Business Intelligence

Dessa forma, a interface do software deve ser amigável, com dados atualizados e com fácil navegação, para que os funcionários possam ter acesso de forma abrangente sobre todas as informações necessárias para melhorar os trabalhos e atividades.

Com a implementação da estratégia de Business Intelligence em uma empresa de limpeza e manutenção de ar condicionado, é possível enxergar os benefícios, como maior produtividade, precisão e eficácia nos processos de trabalho. 

Isso leva à abertura de todo o potencial de uma organização, que se apresenta desde a escolha, compra e implementação de softwares de Business Intelligence para a captação de dados, como o CRM (Customer Relationship Management), ou gerenciamento de relacionamento com o cliente.

Esse é um ponto que ajuda a organizar todo o planejamento para atender o mercado consumidor, dentro de um orçamento definido e todo o treinamento devidamente estabelecido junto aos funcionários, com antecedência. 

Além disso, vale reforçar que a estratégia de Business Intelligence ajuda uma empresa a economizar e investir de forma correta, em âmbitos específicos. 

Ou seja, é possível determinar recursos para planos de curto, médio e longo prazo, dentro das propostas de produção e aplicação de mão de obra técnica para tarefas específicas e de alto custo, mas com ROI garantido. 

Conclusão

O futuro no mundo dos negócios não é um tempo que se deve adivinhar, mas se precaver, e a estratégia de Business Intelligence ajuda no aproveitamento máximo dos dados que se referem a necessidade de vigilante de escolta armada em determinados processos de segurança.

Independente de qual for a área de atuação de uma organização, a aplicação de uma estratégia de Business Intelligence ajuda a promover tomadas de decisão mais eficazes, que ajudam a aumentar a receita, e com base em informações precisas.

Outro ponto que sustenta a necessidade da estratégia de Business Intelligence trata do aumento do ROI (Return Over Investment), ou seja, o retorno sobre investimento, e a coleta de benefícios de insights valiosos fornecidos.

Por fim, é importante destacar que cada negócio possui características e necessidades únicas, e isso afeta quanto à estratégia de Business Intelligence, e a maneira como ela deve ser ajustada adequadamente. Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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