Aluguel de betoneiras elétricas: considerações sobre o motor deste equipamento

Uma empresa especializada no aluguel de betoneiras dispõe de vários tipos de equipamento. E um dos mais utilizados, sobretudo na construção civil, é o modelo elétrico. Afinal de contas, a presença de um motor é fundamental para automatizar seus processos.

Mas antes de fechar o negócio com uma empresa locadora, tenha atenção. É preciso ficar de olho em como está o estado do motor da betoneira. Por isso, veja a seguir algumas informações principais sobre esta peça fundamental para o seu funcionamento.

Aluguel de betoneiras: considerações sobre o motor do equipamento

Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que há vários modelos de betoneiras elétricas. Elas podem variar em termos de tamanho e capacidade de armazenar materiais para mistura. Assim, em cada um desses casos o motor cumprirá uma função específica.

Mas, seja qual for o caso, o motor de qualquer tipo de betoneira tem a mesma estrutura, que é fundamental para o seu funcionamento. Assim sendo, ele é composto de:

  • Correias;
  • Engrenagem;
  • Carcaça
  • Componentes elétricos;
  • Painéis de redução;
  • Fiação para a alimentação de luz.

Todos estes itens precisam estar em perfeito estado de conservação. Caso contrário, há vários riscos diferentes que envolvem a sua betoneira. Entre eles estão mau funcionamento, ou até mesmo extravio do equipamento.

Além disso, em situações mais graves os problemas no motor de uma betoneira podem trazer o risco de acidentes. Isto, sobretudo, com descargas elétricas. Assim sendo, é muito importante garantir que a empresa responsável por sua locação ateste o perfeito funcionamento do motor.

Cuidados do aluguel de betoneiras com relação ao motor

Em um contrato de locação de equipamentos como betoneiras, a empresa responsável deve especificar as condições de uso do item alugado. Isto inclui seus principais componentes, como o motor. Dessa forma, há algumas diretrizes importantes neste sentido.

Voltagem

A empresa locadora deve comprovar que o motor da betoneira alugada conta com a devida voltagem. Isso é fundamental tanto para seu funcionamento correto quanto para evitar riscos de acidentes como descargas elétricas.

Testagem e manutenção

Estes dois aspectos também são muito importantes. Uma empresa de aluguel de betoneiras deve deixar claro que todos os testes do motor do equipamento foram realizados previamente. Além disso, caso você precise, ela deve dispor de profissionais especializados para realizar o serviço de manutenção.

Especificações técnicas

O serviço de aluguel de betoneira deve especificar todas as informações técnicas do motor do equipamento. Dessa forma, é necessário que ele informe sua fase, potência, polaridade, e grau de proteção, entre outros aspectos.

Outros detalhes importantes sobre o assunto

Assim como qualquer outra máquina e equipamento de trabalho, as betoneiras de um serviço de locação precisam estar em conformidade com a NR 12. Esta norma regulamentadora é a que estabelece parâmetros de segurança para maquinário no trabalho.

Desta forma, ela é muito importante para garantir que o motor da betoneira alugada esteja em perfeito estado. Isto ocorre a partir de suas principais diretrizes, que são:

  • Capacitação de profissionais para montagem, uso e manutenção deste tipo de item;
  • Botões que permitam parada de emergência do funcionamento do motor da betoneira;
  • Disponibilização de materiais informativos sobre os seus principais pontos;
  • Além disso, realização de um inventário completo de betoneiras para locação.

Na medida em que uma empresa locadora está em conformidade com essas diretrizes, poderá oferecer o melhor aos seus clientes. E no caso específico do motor de uma betoneira, o local pode atestar seu funcionamento com efetividade e segurança.

Assim sendo, ao alugar uma betoneira elétrica, procure todas as informações sobre o motor do equipamento. Isto fará toda a diferença para o seu trabalho e para a segurança dos profissionais envolvidos nele.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

dois × 5 =